Número da camisa:
Ricardo Alves Pereira, nascido em 8 de agosto de 1988, em Sinop, Mato Grosso, iniciou sua carreira no futebol nas categorias de base do Sinop Futebol Clube.
Após se destacar no Sinop, Ricardo foi contratado pela Ponte Preta em 2008. No clube campineiro, atuou por três temporadas, disputando o Campeonato Brasileiro Série A e a Copa do Brasil.
Em 2011, transferiu-se para o Vitória, onde permaneceu por duas temporadas. Com o clube baiano, conquistou o Campeonato Baiano em 2013.
Em 2014, Ricardo Alves Pereira teve sua primeira experiência internacional ao ser contratado pelo Al-Shabab, da Arábia Saudita. No clube saudita, atuou por uma temporada, disputando a Saudi Professional League.
Após sua passagem pela Arábia Saudita, Ricardo retornou ao Brasil em 2015 para defender o Atlético Paranaense. No clube paranaense, atuou por duas temporadas, disputando o Campeonato Brasileiro Série A e a Copa Libertadores da América.
Em 2017, Ricardo Alves Pereira foi contratado pelo América Mineiro, onde permaneceu por uma temporada. No clube mineiro, disputou o Campeonato Brasileiro Série B e a Copa do Brasil.
Em 2018, transferiu-se para o Londrina, onde atuou por uma temporada, disputando o Campeonato Brasileiro Série B.
Ricardo Alves Pereira é um meio-campista habilidoso, conhecido por sua visão de jogo, passe preciso e capacidade de controlar o ritmo da partida.