- FutPonte
- Brigatti: A Ponte Preta e o Desafio da Série B
Brigatti: A Ponte Preta e o Desafio da Série B
Por Redação FutPonte em 06/11/2024 01:29
Brigatti de Volta para Salvar a Ponte Preta
Com o objetivo de evitar a queda para a Série C do Campeonato Brasileiro, a Ponte Preta, sem um técnico efetivo desde a saída de Nelsinho Baptista em 21 de outubro, recorreu a um nome conhecido: João Brigatti. O ex-goleiro, que já havia salvado a Macaca do rebaixamento na Série B em 2023, aceitou o desafio de assumir o comando da equipe nos três jogos finais da competição.
A última vez que Brigatti esteve à frente da Ponte, ele havia assumido o cargo após a demissão de Pintado e, em oito rodadas, conseguiu evitar o rebaixamento com uma vitória por 3 a 0 sobre o CRB na última partida. Na ocasião, ele declarou que nenhum outro técnico conseguiria salvar a Macaca e que batia palmas para si mesmo pelo feito.
Brigatti iniciou seu trabalho na manhã desta quarta-feira, com a estreia marcada para a segunda-feira, às 18h30, contra o Vila Nova, fora de casa. A Ponte ainda enfrenta o Sport (em casa) e o Avaí (fora). De acordo com o Espião Estatístico do ge, o risco atual de queda da Macaca é de 48,16%.
Retorno de Brigatti e a História com a Ponte Preta
Curiosamente, Brigatti foi o antecessor de Nelsinho Baptista no comando da Ponte. O ex-goleiro deixou o cargo no fim de maio, após a sétima rodada da Série B, e retorna agora com a equipe na zona de rebaixamento, em 17º lugar, com 38 pontos, a um ponto do CRB, que ocupa a primeira posição fora do Z-4.
Esta será a sétima passagem de Brigatti pela Ponte, tanto como técnico interino quanto como treinador efetivo. Ao longo de sua trajetória, ele comandou a equipe em 81 partidas, tornando-se o 14º técnico com mais jogos pelo clube na história. Além da relação profissional, existe uma forte ligação afetiva entre Brigatti e a Ponte. Criado no Majestoso, ele é um torcedor declarado da equipe.
A decisão de contratar Brigatti aconteceu um dia depois que o presidente Marco Antonio Eberlin, em pronunciamento após a derrota de virada por 2 a 1 para o Paysandu, anunciou que Nenê Santana continuaria no comando da equipe. O auxiliar fixo da casa havia dirigido a Macaca nos três últimos jogos, com uma vitória (Brusque) e duas derrotas (Mirassol e Paysandu).
O Desafio de Evitar o Rebaixamento
Eberlin, em sua declaração na noite da última segunda-feira, afirmou: "A Ponte sempre tem um comandante, e não vai ser diferente agora. O Nenê está triste e chateado, não quer dar entrevista. Ele continua à frente do time, tem colaborado. Estamos atrás de um treinador, tem um nome bem conduzido para o Paulista, mas ao meu ver, quem pode tirar a Ponte dessa situação, e vai tirar, a Ponte não cai, é quem está aqui".
Diversos nomes foram avaliados pela diretoria da Ponte desde a saída de Nelsinho Baptista: Roger Silva (ex-atacante da Macaca e que subiu com o Athletic-MG na Série C), Luizinho Lopes (ex-Vila Nova) e Daniel Paulista (ex-CRB), entre outros.
Houve também uma consulta a Umberto Louzer, após a saída do treinador do Atlético-GO, mas a negociação não avançou.
https://twitter.com/user/status/id
Brigatti chega à Ponte Preta em um momento crucial. A equipe precisa de uma reviravolta para se manter na Série B. A torcida espera que o treinador consiga repetir o feito de 2023 e tirar a Macaca da zona de rebaixamento.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros