1. FutPonte

Débito Histórico: Ponte Preta e Guarani se Encontram em Jogo Decisivo na Série B

Por Redação FutPonte em 18/10/2024 14:38

Débito Histórico: Ponte Preta e Guarani se Encontram em Jogo Decisivo na Série B

O capítulo 208 da rivalidade entre Ponte Preta e Guarani coloca em jogo marcas históricas dos dois lados e também a luta contra o rebaixamento na Série B do Brasileiro. A bola rola a partir das 18h30 do próximo domingo, no Estádio Moisés Lucarelli, pela 32ª rodada. O ge acompanha em Tempo Real.

+ Árbitro de Copa do Mundo comanda o dérbi 208

A Ponte defende uma invencibilidade de dez partidas no Majestoso contra o Guarani, com seis vitórias e quatro empates. A última derrota alvinegra em casa no clássico foi há 15 anos, em 20 de junho de 2009, quando Caíque, logo no primeiro minuto, fez um golaço de longe e garantiu o 1 a 0 para o Guarani.

Com gol de Caíque, Guarani vence a Ponte Preta por 1 a 0 no Moisés Lucarelli

A expectativa é de casa cheia. A Ponte informou que emitiu mais de 10 mil ingressos até o início da tarde da última quinta-feira. No dérbi do primeiro turno, o público foi 9.626 no Brinco de Ouro. Até aqui, a melhor marca da Macaca na temporada é de 10.286 pessoas, contra o São Paulo, pelo Paulistão (vitória por 2 a 0).

+ Contas da Série B: veja chance de acesso e risco de queda

+ Simule os resultados da reta final da Série B

O retrospecto recente e a busca por uma vitória inédita

Já o Guarani tem a seu favor o retrospecto positivo recente no dérbi. O Alviverde defende série invicta desde 2022, com uma vitória e dois empates. Nos últimos dez encontros, foram três vitórias, cinco empates e duas derrotas.

A sequência positiva fez o Bugre aumentar a vantagem no histórico geral. São 70 vitórias do Guarani, contra 67 da Ponte Preta , além de 69 empates e um resultado desconhecido - o primeiro, em 1912.

No comando das equipes, Nelsinho Baptista e Allan Aal já são "veteranos" em dérbis, mas buscam a primeira vitória no clássico.

O treinador da Macaca soma quatro participações no confronto, com três derrotas e um empate. A estreia no clássico foi pelo Paulistão de 1987. Na ocasião, o Guarani venceu por 2 a 0. Depois foram três jogos no Brinco de Ouro, com derrotas por 2 a 1 pela Copa Havelange de 2000 e pelo Paulistão de 2001, além do empate em 1 a 1 no primeiro turno da Série B de 2024.

Dos 175 jogos como lateral-direito pelo clube, Nelsinho disputou oito clássicos e permaneceu invicto dentro de campo. Foram três vitórias, cinco empates e um gol marcado.

Já Allan Aal participou de um único clássico, válido pelo Paulistão de 2021, comandando o Bugre na derrota por 3 a 1 no Moisés Lucarelli.

A luta contra o rebaixamento: um confronto crucial para ambas as equipes

Desde 2008, o visitante que chega no dérbi na zona de rebaixamento leva desvantagem. Esse cenário ocorreu em seis oportunidades e sempre com vitória do mandante fora da degola.

O Bugre vai chegar no Moisés Lucarelli lutando para sair do Z-4 pela quinta vez. A equipe levou a pior no Paulistão de 2008 (derrota por 4 a 2), na Série B de 2011 (2 a 0), na Série B de 2019 (1 a 0) e na Série B de 2020 (2 a 0).

Já a Ponte Preta jogou no Brinco de Ouro dentro da zona de rebaixamento no Paulistão de 2020 (derrota por 3 a 2) e na Série B de 2021 (derrota por 1 a 0).

A Ponte Preta chega para o clássico após derrota para o Ceará por 1 a 0, fora de casa, e ameaçada de entrar na zona de rebaixamento.

A Macaca foi ultrapassada pela Chapecoense - que venceu o Santos na abertura da rodada - e tem chances de entrar na degola se o CRB vencer o Brusque nesta sexta-feira.

A campanha atual é de 31 jogos, com nove vitórias, oito empates e 14 derrotas - 37% de aproveitamento dos pontos.

+ Leia mais notícias da Ponte

A esperança do Guarani em reverter a situação

Já o Guarani soma 28 pontos e venceu o CRB no Brinco de Ouro na última segunda-feira.

Em caso de vitória, a equipe permanece no último lugar mesmo se alcançar o Ituano em pontuação - a diferença é de três pontos, mas o Galo tem duas vitórias a mais.

O principal objetivo é diminuir a diferença para a própria Ponte Preta , primeira equipe fora do Z-4. Os times são separados por sete pontos (35 a 28).

+ Leia mais notícias do Guarani

O clássico do próximo domingo será comandado por Wilton Pereira Sampaio. O juiz é integrante do quadro de arbitragem da FIFA e atuou em quatro jogos da Copa do Mundo do Catar, em 2022, sendo o árbitro que apitou mais partidas na competição.

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos